Verdades secretas sobre a primeira vez em um cargo de liderança

Verdades secretas sobre a primeira vez em um cargo de liderança

VERDADES: conjunto de informações, situações, sabedorias, fatos e eventos reais, merecedores de confiança, que acontecem, que estão em conformidade com a realidade, o que é sincero.

SECRETAS: conjunto de informações, situações, sabedorias, fatos e eventos escondidos, retirados, colocados à parte.

Separadas, são duas palavras carregadas de mistério e conteúdo, que despertam a curiosidade e prendem a atenção de quem as ouve. Juntas, podem nos ajudar a chegar mais longe e melhor nos papéis que desejarmos assumir e nas relações que desejarmos criar em nossas vidas.

No contexto organizacional, quando pensadas sobre o tão sonhado e desejado cargo de liderança, nos despertam para uma realidade velada, pouco debatida e distante do conteúdo da maioria dos feedbacks, mas que se explorada e entendida pode facilitar muito o exercício de ser líder de primeira viagem.

Ao nos tornarmos um novo líder na empresa em que trabalhamos, recebemos um super incentivo, carregado de autonomia: “Parabéns! Agora você é o dono da área”, popularmente conhecido como “o novo dono da lojinha”.

Nesse momento, a empolgação e o orgulho tomam conta da gente, afinal de contas trabalhamos duro para chegarmos até aqui, passamos por leituras de biografias e teorias sobre lideranças inspiradoras e estratégicas, nos imaginamos mil vezes naquela reunião que é só para gestores, desejamos infinitas vezes sermos o “chefe” de alguém para fazer diferença na vida dele e fizemos planos sobre o que faríamos com o aumento de salário que receberíamos.

E então, eis que chegam os primeiros dias como líder da área. Vez ou outra você se pergunta “o que eu faço agora?”“mas porque isso não foi feito?”. E, à medida que o tempo passa, outras perguntas vão sendo adicionadas: “mas porque eu não sabia disso?”“eu tinha que ter falado com essa pessoa antes? ”, e todas essas perguntas misturadas à frustração da entrega não tão rápida assim nos levam à uma questão maior: “Eu me preparei tanto, porque não está dando certo?”.

Para explicar e justificar essa experiência, distante daquela que sonhamos um dia, entra em cena o já conhecido e muito explorado fato de que a liderança é muito mais do que assumir um cargo que delega tarefas e presta contas.

O “manda quem pode e obedece quem tem juízo” caiu em desuso há muito tempo. É agora que as verdades secretas precisam ser reveladas para nos ajudar a desvendar os mistérios da boa liderança.

Seu time não será um exército de clones

A primeira coisa a ser realmente entendida é que o seu time não será um exército de clones, não fará as coisas do seu jeito e não estará 100% aberto para aprender o que entendemos que precisa ser ensinado. Observar genuinamente e ter disposição para adaptar nossa forma com cada um nos ajuda a “ganhar alguns corações”.

Além disso, nem sempre o novo time anseia pela nossa chegada, convictos de que os levaremos a outro patamar. Muitas vezes, o time quer que o líder chegue para resolver problemas que não sabem resolver, não querem resolver ou não entendem que deveriam resolver, e é aí que o desafio da liderança exige o equilíbrio entre delegar e convencer, uma coisa não funciona sem a outra.

Outra verdade secreta é a dor de deixar de ser o protagonista, de aparecer e de receber diretamente os louros sobre a entrega de um resultado importante. A partir de agora quem faz é o seu time, este é um dos maiores clichês sobre o que muda quando passamos a liderar e entender isso parece fácil de encarar, mas o que ninguém nos conta é como a gente se sente na primeira vez que ninguém lembra de falar nosso nome na hora do agradecimento. Nesse momento, mudar o seu foco é essencial.

Esqueça os holofotes e olhe para como o seu time cresceu sob a sua gestão, considerando as suas provocações e os seus direcionamentos. Se o seu propósito como líder é também desenvolver outras pessoas, a dor passa rapidinho.

Real importância do networking.

Esta verdade secreta nos leva há uma outra, a real importância do networking. Sabemos que ter bom relacionamento com nossos pares, clientes e gestor é fundamental, mas não é trivial percebermos que tem outras pessoas na organização, as vezes pouco conectadas com a nossa área e nossos projetos, sem nenhuma interface com o que fazemos, que podem ser mais uma chave para conseguirmos emplacar novas ideias.

Se quem elogiou nosso time, realmente nos conhecesse e soubesse sobre o nosso trabalho, não nos esqueceria. Façamos um trabalho de Relações Públicas aqui. Abrimos espaço então, para incluirmos mais uma competência pouco óbvia, mas essencial ao papel de liderança: vender! A empresa precisa saber o que a nossa área faz, que valor agregamos ao dia a dia dos negócios e das operações.

Despertar o desejo de nos quererem por perto é uma janela de oportunidades para a realização. Essa talvez seja a verdade mais secreta para quem está assumindo a primeira liderança, pois ainda não sabemos muito bem os limites da nossa atuação e nem o que esperam dela. Para isso, cuidar da nossa comunicação nos ajuda a contarmos nossa história, nossas ideias e nos conectarmos com a necessidade e os interesses dos outros, sejam nossos clientes, gestores ou time.

Agora que já conhecemos algumas verdades secretas sobre o papel da liderança, é hora de ampliarmos o olhar e entendermos o que ocorre no ambiente em que estamos. Não esqueça que há muitas outras verdades a serem descobertas. Feito isso, esteja atento a você e ao que te impede de adotar algumas atitudes.

Busque compreender a raiz dessas dificuldades e escolha encará-las ou não, mas de forma consciente. Há muito trabalho pela frente e ele começa pela nossa transformação. Mas saiba que se escolheu se tornar líder pelos motivos certos para você, conectados à sua essência, somado à descoberta das verdades secretas que há nesse papel, você se transformará mais rápido em um líder de verdade!

Texto por Giovanna Nemeth

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