Por que a maioria dos líderes têm equipes medianas (ou medíocres mesmo)?

Por definição, o líder é aquele profissional que inspira a equipe, que a motiva a crescer e trabalha em parceria com ela para atingir as metas de trabalho. Apesar de existirem muitos profissionais assim, ainda há muitos gestores que têm dificuldades para exercer sua liderança dentro do ambiente corporativo.

Mas por que isso acontece? Por que a maioria dos líderes têm equipes medianas? E como reverter essa situação?

Para solucionar essas questões, preparamos um artigo completo. Leia até o final e entenda as principais falhas para aprender a desenvolver a sua equipe rumo ao seu máximo potencial.

Não conhecer e se interessar por pessoas gera equipes medianas

Interessar-se por pessoas é fundamental para desenvolver a capacidade de liderança. Isso porque o líder deve ser observador, conhecer e se aproximar de seu time. A partir disso, ele será capaz de enxergar as dores e potenciais de cada um dos membros da equipe. Generalizar comportamentos, ações e resultados pode ter um resultado oposto ao esperado pelo líder. Ou seja, cada pessoa deve sentir-se única para que possa ser um integrante produtivo da equipe.

Comunicação pobre: falta frequência e clareza

Cada pessoa é criada, cresce e se desenvolve dentro de diferentes contextos. Essa é uma verdade que pode aumentar o potencial de uma equipe, mas também, quando desconsiderada, coloca tudo a perder. A verdade é que, por mais que achemos algo óbvio, outras pessoas podem não pensar assim. Isso também serve para orientações subentendidas e que acabam com resultados diferentes do esperado. Por isso, a comunicação entre o líder e a equipe deve ser bastante clara e constante.

Líderes que não conhecem a sua equipe, não seguem uma agenda de comunicação e não adequam o estilo das orientações para que as todas pessoas entendam, correm o risco de terem retrabalho, ineficiência e, consequentemente, equipes medianas.

Não diferencia os profissionais de melhor desempenho

Como dissemos, todos os profissionais de uma equipe são únicos e devem sentir-se dessa forma. Por isso, é muito importante que o líder saiba destacar e apontar os diferenciais daqueles que têm o melhor desempenho. Eles se sentirão prestigiados e servirão como incentivo para o restante da equipe. Quem não tem um desempenho tão bom passará a ter exemplos a seguir e terá mais chances de se desenvolver. Quando isso não acontece, o líder passa a ter equipes medianas, uma vez que ela se nivela por baixo.

Não dá autonomia e não favorece a criatividade

Dar autonomia aos membros da equipe é uma das principais formas de incentivar a criatividade e, consequentemente, apoiar o desenvolvimento profissional das pessoas. Quando o gestor impõe o seu processo de fazer as coisas, sem dar espaço para as pessoas pensarem na solução conjuntamente, tudo o que a equipe tem que fazer é somente seguir as orientações. Esse comportamento acaba minando com as possibilidades de criação e desenvolvimento pessoal, fazendo com que elas não corram risco e, com o tempo, formem equipes medianas.

Lida mal com o erro: pune ao invés de aprender

Os erros são fundamentais dentro de um processo de aprendizado. Eles têm o poder de indicar qual é o caminho correto que uma equipe deve seguir. Esse é um raciocínio fundamental aos líderes. Por isso, ao invés de punir quando acontecerem, o gestor e a equipe devem encontrar formas de aprender com cada uma das situações. Quando os enganos são punidos severamente, a criatividade e o desenvolvimento da equipe são prejudicados. Isso porque as pessoas passarão a temer a autonomia que for dada a elas.

Saber se a equipe é mediana ou não não é uma crença, mas é saber, com base em fatos, se estão entregando ou não os resultados. Ou seja, colocar-se de fora da situação e perceber quais são as próprias atitudes que possam contribuir para o fortalecimento dessa situação. Dessa forma, e com algumas mudanças de atitude, todos os profissionais terão chances de crescer e provar seus devidos valores.

 

Compartilhe

Start typing and press Enter to search