Início e fim, morte e nascimento, crise e oportunidade, certo e errado: conceitos contrários? Um fim é algo ruim? Realidades, dilemas ou formas de enxergar algum evento da vida ou do trabalho?
Viver, em uma leitura mais pragmática e bastante resumida, é fazer escolhas diante de eventos e situações que, na maioria das vezes, não controlamos. Empreender, trabalhar, da mesma forma, é fazer escolhas a cada minuto diante de cenários incertos.
Antes do novo Coronavírus, pessoas e negócios caminhavam fazendo suas escolhas diárias, realizando ações no presente, com um importante e esperançoso olhar no futuro. Porém, com a pandemia instalada, que se expandiu naturalmente para uma enorme crise econômica, observei – e imagino que você também – diversos pequenos negócios fecharem, alguns grandes se fundirem, uns paralisarem diante da enorme incerteza e outros surfarem numa enorme onda de crescimento, inovação e faturamento.
Não dá mais para negar que “o que tá posto, tá posto” e, assim como as pessoas e empresas que viveram as várias outras grandes crises da história humana, precisaremos seguir praticando quatro dos nossos instintos básicos: adaptação, sobrevivência, inventividade e comunicação.
Não há outro caminho que não o de seguir em frente. Como no futebol, eu quero estar no campeonato, treinando, jogando, vá ganhar ou não (praticando, as minhas chances de vitória sempre serão maiores). Por isso, e pra provocar insights para o seu negócio, área ou carreira, trago abaixo movimentos de inovação que grandes e pequenas empresas já fizeram em algum momento deste novo jogo. É um pequeno resumo das iniciativas que julguei mais interessantes, extraídas da Revista Exame, edição de julho/2020.
1. Mercado Livre
Fato: Quarentena forçou os brasileiros a comprar pela internet
Ato: Resolver demandas urgentes
Antes, não imaginávamos o Mercado Livre sendo plataforma de vendas e distribuição para supermercados e produtos de saúde.
Impacto: Se tornou a empresa mais valiosa do país e, na necessidade inventiva da crise, rapidamente enxergou uma oportunidade e se posicionou estrategicamente para suprir uma demanda que surgiu literalmente de um dia para o outro.
Provocação pra você: Independente do tamanho da sua empresa ou área, você também não é uma plataforma? Quais outros negócios, antes impensáveis ou “inadequados” você pode começar a testar?
2. Leroy Merlin
Fato: Mais gente passando muito mais tempo em casa (e será que muda?)
Ato: Alugar, além de vender
A varejista turbinou o seu até então tímido serviço de aluguel de ferramentas, mesmo com a crença de que aqui no Brasil ainda temos, muitos de nós, o hábito de comprar itens que usaremos 4 vezes na vida.
Impacto: Além de protagonizar o que pode se tornar um hábito de consumo, a Leroy Merlin projeta uma receita de 6 bilhões de reais em 2020.
Provocação pra você: as pessoas do país, do mundo, não vão parar de consumir. O consumo de produtos e serviços é um dos elementos centrais para “a roda girar”. Quando o seu cliente busca um produto ou um serviço, ele quer um item ou quer resolver um problema?
3. Zoom
Fato: “A reunião vai ser por onde? Você me manda o link?”
Ato: Valorizar, buscar e responder rapidamente às críticas
Com a explosão do trabalho remoto – para muitos de nós, privilegiados – aplicativos de videoconferência se tornaram item de sobrevivência no “kit isolamento social”. Com o nada previsto aumento repentino de demanda pelo serviço, a empresa americana de videoconferências chegou a ter mais de 300 milhões de pessoas conectadas por dia, o que fez com que uma série de falhas na segurança do serviço fossem descobertas.
Impacto: A empresa rapidamente reconheceu e assumiu as suas limitações, mas agiu: contratou especialistas e devolveu atualizações mais seguras ao mercado. As medidas animaram investidores e a previsão de faturamento para o atual ano fiscal dobrou, passando de 900 bilhões de dólares para 1,8 bilhão.
Provocação pra você: como saber até onde um negócio, uma estratégia ou uma carreira podem ir sem um pouco de “imprudência” e muito teste?
4. Blue Tree Hotels
Fato: Ninguém viajando + viagens de negócios pausadas = quartos vazios.
Ato: Share > Save – Compartilhar informações com concorrentes
Em março, a empresária Chieko Aoki, executiva da rede de hotéis Blue Tree, do dia pra noite, precisou fechar as suas 22 unidades por causa da pandemia. Nesse cenário, em busca de resgatar a confiança dos clientes, a rede criou um manual de normas sanitárias reforçadas, inexistente anteriormente, e o compartilhou com outras redes (concorrentes).
“O setor inteiro sofreu com a crise. Não adiantaria nada fazer tudo sozinha”, disse Aoki.
Impacto: O manual já teve mais de 20.000 downloads e poucas unidades do Blue Tree seguem fechadas.
Provocação pra você: por quanto tempo você ficará focado nas ações emergenciais, com olhar de retorno financeiro imediato e direto? Você tem concorrentes ou um ecossistema de parceiros e clientes?
5. Ozllo
Fato: O forçado êxodo do “mundo físico”
Ato: “Dar” o que tem – Criar uma estratégia digital para quem não tinha
O Marketplace de roupas e acessórios de luxo, em que tanto empresas quanto pessoas físicas podem anunciar, viu na crise uma oportunidade, no fim, um começo, com uma simples fórmula: atrair marcas de roupa “off-line” fechadas por conta das regras de distanciamento social.
Impacto: Aumentos de receita em 274%, número de anunciantes e empresas parceiras em 185% e 10% em pessoas físicas, além da parceria com a gigante dos cosméticos Sephora.
Provocação pra você: Inovação é ter uma ideia inédita, complexa e cara, boa para um jantar com amigos, ou concretizar aquilo que por algum motivo ainda não está sendo feito?
Agora, pra fechar com aquela clássica chave de ouro, eu poderia trazer um método para vencer crises sem arranhões ou excelentes citações sobre o tema, ditas por figuras públicas muito famosas, empreendedores, administradores, físicos, filósofos, filósofas, psicólogos ou psicólogas de grande expressão mundial – John Kennedy, Jeff Bezos, Luiza Helena Trajano, Albert Einstein, Platão, Daniel Kahneman, Carol Dweck ou Viktor Frankl – mas, como uma luva, cabe aqui a citação de um rapper, produtor e empresário brasileiro:
“Crise é um passo em falso, um deslize.
Um dia ruim sem noticiário de avise.
É não ver a sua vida passar
E ainda perder a reprise
Mas nem tudo é crise
Um novo dia tá aí, visualize!”
Michel Dias Costa – Rashid
Texto por: Cauê Vicente – Gerente de Negócios na Movidaria