Como o líder constrói uma equipe de alto desempenho?

A função de um líder não consiste em apenas inspirar e delegar tarefas. Ele também precisa motivar, criar relacionamentos, comunicar-se e extrair o melhor que cada um é capaz de oferecer. É papel dele garantir a construção de uma equipe de alto desempenho.

Mas o que é uma equipe de alto desempenho? Quais são suas características? Basicamente, é a que entrega resultados além do esperado, fazendo do jeito certo. Sendo assim, veja a seguir como é possível construir um time de verdade!

Entenda o perfil da equipe

As pessoas são peças fundamentais no quebra-cabeça do sucesso. Formar uma equipe de alto desempenho significa compreender como cada um age e explorar os pontos mais positivos e produtivos de cada um.

Portanto, tudo começa com uma compreensão do perfil do time. Mapeie quem são as pessoas, quais são as suas habilidades e classifique-as de acordo. Mais do que isso, procure ir além do profissional.

Crie relações verdadeiras e entenda como as pessoas são, fora desse ambiente. Assim, é mais fácil compreender perfis e entender o que pode ser usado a favor dos resultados.

Defina uma visão comum

Uma ação estratégica e alinhada por parte das pessoas tende a ser muito mais efetiva. Se todos se esforçam para atingir o mesmo objetivo, o resultado desejado será alcançado mais facilmente.

Para tanto, crie uma visão comum. Defina, em conjunto, qual é o desafio a ser superado. Ele deve estar muito claro na visão de todos, porque todas as ações devem ser voltadas para a sua solução.

Desenvolva as habilidades do time

Não adianta apenas dizer o que deve ser feito, é preciso fornecer as ferramentas para o sucesso. Dentro da formação de uma equipe desse tipo, é fundamental investir no desenvolvimento, pessoal e coletivo.

Oferecer treinamentos, por exemplo, pode gerar uma melhora no nível técnico e comportamental. Já o aumento das interações favorece o engajamento e o desenvolvimento de novas habilidades. Enquanto isso, o feedback em curto período é uma forma efetiva de orientação, ajuste de rota e motivação.

Encoraje para gerar uma equipe de alto desempenho

Por falar em motivação, uma equipe de alto desempenho precisa ser encorajada da maneira certa. Como líder, é fundamental dar autonomia para as pessoas e confiar em seus trabalhos.

Uma vez que todos conheçam os desafios e tenham sido desenvolvidos corretamente, é hora de deixar que alcem voos em busca do sucesso. Ao oferecer liberdade, dentro de certos parâmetros, você vai dizer aos colaboradores que eles merecem confiança para executar um bom trabalho.

Isso gera engajamento, estimula a busca por melhores resultados e leva à formação de um time como o desejado.

Diferencie com base na performance

Imagine ter um time em que as pessoas que fazem 20% do trabalho recebem o mesmo tratamento daqueles que fazem 80% das tarefas. Não parece justo, certo? Pois é isso que acontece quando você não leva os resultados em conta para gerar diferenciação.

Em vez de tratar todos da mesma forma, é importante apontar e corrigir a falta de produtividade e a falha em atingir objetivos. Ao mesmo tempo, deve-se reconhecer a alta performance de quem entregou além do esperado.

Isso cria uma espécie de competição saudável, já que ninguém vai querer ficar para trás dentro do grupo. Ao mesmo tempo, inspira a atuação cada vez mais unificada para que todos saiam ganhando em prol dos objetivos comuns.

Os líderes devem estar cientes que a construção de uma equipe de alto desempenho é algo permanente. Não se atinge esse status e pronto, tudo está resolvido! A luta contra a complacência deve ser constante, junto com a disciplina de execução e comunicação aberta entre todos.

 

Compartilhe

Start typing and press Enter to search