Como usar a influência para comunicar e engajar as pessoas

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Comunicação é um problema seu!

Desde a faculdade, trabalhando com estudos de casos para as velhas e boas aulas acadêmicas, escuto que um dos principais problemas no mundo corporativo é a comunicação.

“Precisamos nos comunicar melhor;”

“Nosso problema é que as pessoas não se comunicam;”

“Nossa Cultura dificulta a comunicação entre as pessoas;”

“As pessoas não têm coragem para se comunicar de maneira franca, direta e empática;”

blá-blá-blá…

O fato é que as dores causadas por uma comunicação falha, sob um olhar menos raso, revelam que os reais problemas são tratados de forma superficial. A maioria das pessoas não quer falar sobre essas dores de comunicação por um motivo simples: suas causas apontam para elas mesmas.

Comunicar-se bem exige compromisso, exposição, correr riscos e se interessar genuinamente pelo outro. É deixar de lado seus vieses do ego, suas preferências e certezas para tratar dos mais diversos assuntos, abordando com gentileza, focando no assunto, explorando possibilidades e se comprometendo, deixando claro que você é parte dos problemas e, portanto, das soluções.

A capacidade de se comunicar é crítica para líderes e equipes, pois um Ciclo de Gente e Gestão bem executado depende muito dessa habilidade. Quem consegue se comunicar com efetividade colherá alguns bons frutos, pois será competente para:

  1. atrair as pessoas certas: os líderes devem se comunicar para que possam fortalecer a marca empregadora por onde passam, dentro e fora da empresa;
  2. realizar uma bela integração: a comunicação é um dos pilares de uma boa integração, na chegada do novo colaborador. A diferença entre uma boa e uma má experiência de entrada pode estar em palavras ditas de forma inadequada, em momentos inoportunos ou na omissão do líder;
  3. estabelecer metas e expectativas: a comunicação é importante para estabelecer metas e expectativas para os integrantes da equipe. Os líderes precisam comunicar claramente o que é esperado de cada pessoa da equipe em termos de desempenho e comportamento;
  4. dar feedback: os líderes precisam ser capazes de dar feedback de forma clara, demonstrando fatos e dados de maneira franca e construtiva para ajudar as equipes a melhorar seu desempenho. Além disso, essa ferramenta impacta as iniciativas de reconhecimento, rotas de carreira e o planejamento sucessório;
  5. resolver conflitos: a comunicação é essencial para resolver conflitos entre as pessoas da equipe ou com outras partes interessadas, em qualquer parte da empresa. Os líderes precisam ser capazes de comunicar de forma eficaz para chegar a uma solução que atenda às necessidades de todas as partes envolvidas, mesmo em questões delicadas envolvendo questões de discriminação, assédio, remuneração ou mudanças organizacionais;
  6. desenvolver conexões verdadeiras: não há caminho melhor para construir relacionamentos genuínos do que se comunicar bem e manter a coerência entre o que se diz e faz. Os líderes que desenvolvem essa habilidade criam um estoque importante para os momentos de influência e engajamento.

Esteja presente e garanta que as pessoas estejam sendo vistas, escutadas e respeitadas em cada interação. Seja responsável e corajoso, não importando o método ou as ferramentas usadas. Posso garantir que você deixará boas marcas por onde passar.

Esse é o típico artigo que você, RH, copia o link e manda para as lideranças da sua empresa, viu? E, claro, se quiser se aprofundar e falar mais sobre os desafios de desenvolvimento da liderança, entre em contato!

 

Alcir Miguel

CEO e Gerente de Negócios na Movidaria.

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